Português   English   Español

União Europeia avança para banir plástico descartável

União Europeia avança para banir plástico descartável

Parlamento Europeu dá aval a proposta que prevê proibição de itens como pratos e canudos de plástico e maiores esforços de reciclagem. Medida ainda precisa ser aprovada por Estados-membros do bloco.

O Parlamento Europeu aprovou nesta quarta-feira (24) uma proposta para proibir produtos de plástico descartável, como pratos, canudos, talheres e cotonetes, em todos os países da União Europeia (UE).

A proposta, que recebeu amplo apoio dos eurodeputados, prevê que alguns produtos descartáveis que já possuem substitutos fabricados com outras matérias-primas sejam banidos a partir de 2021.

Os Estados-membros da UE seriam obrigados a reciclar 90% das garrafas de plástico até 2025, enquanto os fabricantes teriam que ajudar a cobrir os custos do gerenciamento do lixo.

Em maio, a Comissão Europeia propôs a proibição de uma série de produtos plásticos descartáveis e a redução do uso de itens plásticos como embalagens de alimentos.

Ao apresentar a proposta, o órgão executivo da UE argumentou que mais de 80% do lixo nos oceanos é composto de produtos de plástico.

 

Adaptado da fonte DW

Deixe seu comentário

Veja também...