A União Europeia e o Mercosul fecharam o acordo comercial que vinha sendo negociado há duas décadas.
O anúncio oficial deve ser feito ainda nesta sexta-feira (28), em Bruxelas, capital da Bélgica e sede do Parlamento Europeu.
A rodada final de negociações foi iniciada por técnicos na última semana. Mediante o avanço nas tratativas, os ministros do Mercosul e da União Europeia foram convocados e, desde quinta-feira (27), estão fechados em reuniões na capital belga, informa o jornal Estadão.
No início da tarde desta sexta, o Ministério da Agricultura, na rede social Twitter, comemorou e chamou a assinatura do acordo de “momento histórico, aguardado há 20 anos”.
Momento histórico aguardado há 20 anos: Mercosul e União Europeia assinam acordo comercial. Em breve, mais informações 🌍 🌎 pic.twitter.com/gM9myQtADI
— Ministério da Agricultura (@Min_Agricultura) June 28, 2019
As conversas para o acordo foram lançadas em junho de 1999. Uma troca de ofertas chegou a ser feita em 2004, mas as discussões foram logo interrompidas
O acordo permitirá que a maior parte dos produtos seja comercializada entre os blocos com tarifa zero. Haverá um calendário para que isso ocorra.