- PUBLICIDADE -

Vacina da tuberculose será testada no Brasil contra coronavírus

Vacina da tuberculose será testada no Brasil contra coronavírus

"É uma vacina que já foi usada muitas vezes, são 120 milhões de crianças que tomam anualmente", diz pesquisador.

- PUBLICIDADE -

A vacina contra o bacilo Calmette-Guérin (BCG), que protege contra tuberculose, começara a ser estudada no Brasil a partir do próximo mês como uma estratégia de proteção contra o coronavírus

O imunizante é aplicado obrigatoriamente em território brasileiro desde 1976. 

Os novos testes serão feitos com profissionais que atuam na linha de frente no combate à doença. A ideia é avaliar os efeitos da vacina em 10 mil voluntários, dos quais 3 mil serão brasileiros. 

Os demais voluntários serão da Austrália, do Reino Unido, da Espanha e da Holanda.

O infectologista Julio Croda, pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que vai atuar no projeto, disse que a proposta é identificar se a vacina protege ou não contra o novo vírus, evitando a evolução para formas graves da doença:

“Ela [BCG] tem dois diferenciais importantes. É uma vacina que já foi usada muitas vezes, são 120 milhões de crianças que tomam anualmente e os efeitos adversos são raros, e não tem limite de idade superior.”

Croda acrescentou:

“Seguimos os modelos de outros estudos e os profissionais de saúde são as pessoas com maior fator de risco para aquisição do vírus. Eles serão acompanhados semanalmente. Este vai ser o maior ensaio clínico de fase 3 usando a BCG.”

O estudo será realizado pela Fiocruz em parceria com o Murdoch Children’s Research Institute, da Austrália, com financiamento da Fundação Bill e Melinda Gates, destaca o jornal Estadão.

PUBLICIDADE
- PUBLICIDADE -

TÓPICOS

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -