- PUBLICIDADE -

Vacina de Oxford contra coronavírus induz rápida reação imunológica

Vacina de Oxford contra coronavírus induz rápida reação imunológica
- PUBLICIDADE -

“Precisamos de mais pesquisas antes de confirmar que ela protege efetivamente contra a Covid-19”, diz pesquisador.

Os resultados preliminares das Fases 1 e 2 dos testes da vacina da Universidade de Oxford, no Reino Unido, contra o coronavírus sugerem que ela é segura e induz uma rápida resposta imunológica.

A substância é desenvolvida por cientistas da renomada instituição de ensino em parceria com o grupo farmacêutico AstraZeneca.

Até o momento, a substância não apresentou nenhum efeito colateral grave, desencadeando respostas de anticorpos e células T, que são responsáveis pela imunidade celular no organismo.

As informações estão presentes nos últimos resultados dos testes, que foram publicados, nesta segunda-feira (20), pela revista científica britânica The Lancet.

A candidata à vacina — chamada AZD1222 — provocou uma resposta de anticorpos em 28 dias e de células T em 14 dias. De acordo com a publicação, a substância se mostra promissora.

Os testes foram realizados em 1.077 pessoas com idades entre 18 e 55 anos, sem histórico de infecção pelo novo coronavírus, em cinco hospitais do Reino Unido, de abril até o fim de maio.

Em um comunicado, segundo a emissora CNN Brasil, o professor Andrew Pollard, que lidera o estudo, declarou:

“O sistema imunológico tem duas formas para encontrar e atacar patógenos: por respostas de anticorpos e de células T. Essa vacina é destinada a induzir as duas, para que possa atacar o vírus quando estiver circulando no corpo e as células infectadas.”

E acrescentou:

“Esperamos que isso signifique que o sistema imunológico vai se lembrar do vírus, para que nossa vacina proteja as pessoas por um longo período. Contudo, precisamos de mais pesquisas antes de confirmar que ela protege efetivamente contra a Covid-19, e [determinar] por quanto tempo a proteção vai durar.”

PUBLICIDADE
- PUBLICIDADE -

TÓPICOS

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -