Vale fez vistoria um mês antes da barragem em Brumadinho romper

Idiomas:

Português   English   Español
Vale fez vistoria um mês antes da barragem em Brumadinho romper
TARCISO MORAIS
TARCISO MORAIS
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

A Agência Nacional de Mineração (ANM) declarou que a mineradora Vale vistoriou, no último mês de 2018, a estrutura da barragem em Brumadinho, sem ter apontado qualquer tipo de falha de segurança.

As informações foram declaradas pela própria mineradora, por meio de do Sistema Integrado de Gestão de Segurança de Barragens de Mineração (SIGBM), que é administrado pela ANM.

Por meio de nota, a agência explicou:

“Baseada em vistoria realizada em dezembro último, por um grupo de técnicos da empresa, estes não encontraram indícios de problemas relacionados à segurança desta estrutura.”

A ANM, que é responsável por fiscalizar barragens de rejeito mineral, afirmou ainda que três relatórios técnicos da Vale que garantiam a estabilidade da estrutura da barragem de Brumadinho foram apresentados ao longo do ano passado.

Segundo o “Estadão“, a agência acrescentou:

“A concessionária apresentou em março de 2018 a primeira Declaração de Condição de Estabilidade dessa barragem. Realizou sua revisão periódica de segurança em junho de 2018, tendo apresentado a respectiva Declaração de Condição de Estabilidade, como também, apresentou em setembro de 2018, a terceira Declaração de Condição de Estabilidade, expedida por auditoria independente.”

Newsletter RENOVA

Receba diariamente as principais notícias do Brasil e do Mundo.

Curta e compartilhe esta notícia

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on google
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email

Deixe seu comentário

Veja outras notícias em destaque