Português   English   Español
Português   English   Español

Venezuela registra caso de pólio quase três décadas após erradicação

Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia

Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) reportou um caso de poliomelite em uma criança indígena de dois anos no leste da Venezuela, país onde a doença viral havia sido erradicada há 29 anos.

A poliomielite é uma doença viral altamente contagiosa, que se transmite através de alimentos e água contaminados.

Os sintomas iniciais da enfermidade incluem febre, fadiga, dor de cabeça, vômitos, rigidez no pescoço e dor nos membros.

Em um comunicado divulgado no sábado (9), a Opas informou:

Um poliovírus vacinal Sabin tipo 3 foi isolado e tipificado pelo laboratório de referência nacional, o Instituto Nacional de Higiene ‘Rafael Rangel’, na amostra deste paciente coletada em 30 de abril de 2018.

De acordo com informações do G1:

A organização detalhou que o menor não tem antecedentes de vacinação e é “residente de uma comunidade indígena sub-imunizada” no estado Delta Amacuro, onde prevalecem condições de extrema pobreza.

O médico José Félix Oletta, ex-ministro da Saúde, assegurou à AFP que o último caso de poliomielite aguda na Venezuela foi reportado em 1989 e afirmou que “há outros três (casos) suspeitos”, também em Delta Amacuro.

Oletta explicou que a Opas tenta determinar como o menor se contagiou: “se foi um Sabin direto por vacina, como alega o governo, ou se foi uma mutação vinculada à vacina que se pode contagiar no ambiente”. Várias crianças na zona foram vacinas por via oral.

 

Compartilhe...

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...