Bairro de Caracas cria moeda com imagem de Hugo Chávez para driblar hiperinflação

Idiomas:

Português   English   Español
TARCISO MORAIS
TARCISO MORAIS
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia.

A Venezuela está imersa em uma espiral hiperinflacionária que, segundo analistas, superará os 2.000% em 2017.


De acordo com informações do BOL:

Moradores de um bairro de Caracas lançaram sua própria moeda, com o rosto do finado presidente Hugo Chávez, para driblar a hiperinflação que atinge a Venezuela.

A moeda, chamada de “panal”, circula desde dezembro no bairro 23 de Enero – tradicional feudo chavista – com notas de um, cinco e dez, tendo a mais alta a efígie de Chávez, que equivale a 50 mil bolívares, valor suficiente apenas para se comprar um litro de leite no restante do país.

“Isto vai facilitar o dinheiro que não se consegue nem nos bancos. Nos dará uma folga”, disse à AFP Noé Vega, na fila para adquirir 10 “panales” e comprar três quilos de arroz.

Fora da chamada “Comuna Socialista Panal 2021”, onde surgiu a moeda, Noé teria que pagar 180 mil bolívares (40% do salário mínimo venezuelano) pelos três quilos.

Para obter os “panales”, o encanador de 67 anos passou seu cartão de débito em um caixa eletrônico e recebeu notas com as quais também poderá comprar pão e açúcar.

Curta e compartilhe...

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on reddit
Share on vk

Deixe seu comentário...

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Veja também...