Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch

Vênus pode ter sido um ambiente habitável por bilhões de anos

Vênus pode ter sido um ambiente habitável por bilhões de anos

Astrônomos criaram cinco cenários atmosféricos e descobriram que, em todos eles, Vênus poderia suportar a presença de água líquida.

Vênus pode ter sido um planeta com água líquida durante 2 a 3 bilhões de anos. Há mais de 700 milhões de anos, no entanto, uma transformação dramática começou a acontecer, fazendo o clima do local se tornar extremamente quente.

A informação está contida em um estudo do Instituto Goddard para a Pesquisa Espacial, da NASA. A nova pesquisa sugere que o passado do planeta pode ter sido muito diferente.

De acordo com a European Society, a hipótese do estudo é que Vênus pode ter tido um clima estável por bilhões de anos, e que uma série de transformações da superfície foi responsável pela transição de um clima parecido com a Terra para uma estufa quente que vemos hoje no planeta.

Para verificar se Vênus poderia ter tido um clima compatível com água líquida, os pesquisadores Michael Way e Anthony Del Genio criaram cinco simulações, cada uma com um nível diferente de cobertura da água. Os resultados foram satisfatórios, como noticiou a revista Planeta.

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email