Astrônomos criaram cinco cenários atmosféricos e descobriram que, em todos eles, Vênus poderia suportar a presença de água líquida.
Vênus pode ter sido um planeta com água líquida durante 2 a 3 bilhões de anos. Há mais de 700 milhões de anos, no entanto, uma transformação dramática começou a acontecer, fazendo o clima do local se tornar extremamente quente.
A informação está contida em um estudo do Instituto Goddard para a Pesquisa Espacial, da NASA. A nova pesquisa sugere que o passado do planeta pode ter sido muito diferente.
De acordo com a European Society, a hipótese do estudo é que Vênus pode ter tido um clima estável por bilhões de anos, e que uma série de transformações da superfície foi responsável pela transição de um clima parecido com a Terra para uma estufa quente que vemos hoje no planeta.
Para verificar se Vênus poderia ter tido um clima compatível com água líquida, os pesquisadores Michael Way e Anthony Del Genio criaram cinco simulações, cada uma com um nível diferente de cobertura da água. Os resultados foram satisfatórios, como noticiou a revista Planeta.