Veterinários removendo chifres de rinocerontes para salvá-los de caçadores

Para resolver os problemas precisamos abordar suas causas fundamentais. Quando se trata do comércio ilegal de chifres de rinoceronte, o que você diria que é a raiz do problema: o chifre ou o caçador?

Você provavelmente disse o “caçador”; praticamente todas as pessoas concordam com isso.

No entanto, para os protetores da vida selvagem que não possuem meios para atacar a raiz do problema, foi implementada uma abordagem situacional do tipo “band-aid”.

Um controverso programa de remoção dos chifres, iniciado pelo veterinário Dr. William Fowlds, providencia o corte dos chifres gigantes dos rinocerontes antes que os caçadores o façam.

A filmagem de um rinoceronte tendo seu chifre cortado com uma motosserra provocou o debate sobre se esse é realmente o melhor caminho. Alguns argumentaram que isso deixa o rinoceronte indefeso; outros dizem que é semelhante a cortar o nariz. A operação é angustiante, para dizer o mínimo.

Para os protetores da vida selvagem, apesar das críticas, isso está salvando a população de rinocerontes, um chifre de cada vez.

Aqueles que conhecem o estado chocante e lastimável em que os rinocerontes são deixados após serem caçados por seu marfim são mais propensos a ficar do lado do projeto.

 

Leia o restante da matéria no site do Epoch Times
Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia