O vice-premiê italiano Matteo Salvini demonstrou apoio aos cidadãos franceses protestando contra o presidente Emmanuel Macron.
O Ministro do Interior da Itália compartilhou um vídeo da emissora pública italiana “RAI” no Twitter, onde manifestantes vestindo coletes amarelos gritavam: “Salvini! Salvini!”.
A cena aconteceu durante uma transmissão ao vivo da televisão italiana sobre os protestos que ocorreram em Paris no último sábado.
Fa piacere sapere di avere sostenitori anche tra i francesi stanchi di Macron… ? pic.twitter.com/RtqgUgVKl8
— Matteo Salvini (@matteosalvinimi) November 25, 2018
Em seu tuíte, o líder direitista italiano Matteo Salvini disse: “É bom saber que você tem simpatizantes até mesmo entre os franceses cansados de Macron…”
Realmente, os cidadãos da França parecem estar cansados do seu presidente. Um levantamento de dias atrás coloca Emmanuel Macron com apenas 25% de aprovação.
A popularidade de Emmanuel Macron afundou ainda mais. 73% dos eleitores franceses desaprovam o desempenho do presidente da #França, aponta pesquisa Ifop.https://t.co/iPBVzPRoBy
— RENOVA (@RenovaMidia) November 21, 2018
As relações entre o vice-premiê italiano e Macron estão estremecidas há um bom tempo.
Em agosto, o presidente francês disse o seguinte sobre Salvini e o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán:
Não cederei frente aos nacionalistas e àqueles que pregam discursos de ódio. Se quiseram ver na minha pessoa seu principal opositor, têm razão.
O principal motivo da desavença entre as lideranças europeias é a política de migração impulsionada pela União Europeia aos países membros, conforme noticiou a Renova Mídia.
O presidente da #França, Emmanuel Macron, respondeu aos líderes direitistas da #Hungria e #Itália que “têm razão” ao considerá-lo seu “principal opositor” na Europa em matéria de migração.https://t.co/dpD4mWCSUL
— RENOVA (@RenovaMidia) August 29, 2018