A gravação de uma intervenção da polícia francesa em uma escola do Ensino Médio de Paris causou indignação da opinião pública nesta sexta-feira (7).
Na quinta-feira (6), quase 280 escolas de ensino médio foram bloqueadas em protestos por toda a França. Mais de 700 estudantes de ensino médio foram presos.
Em um vídeo, dezenas de jovens de uma escola em Paris aparecem ajoelhados e algemados, sob olhares de policiais. No total, 153 adolescentes foram detidos no local.
Ajoelhados em fileira, algemados ou com as mãos na cabeça, muitos contra um muro, em silêncio e olhando para o chão, eles são observados por policiais.
Durante a gravação da cena, o autor do vídeo afirma: “Vejam, isso sim é uma classe comportada!”
Os estudantes foram detidos por “agrupamento armado”, segundo o delegado da cidade, Arnaud Verhille, após degradações e confronto com as forças de ordem.
Cerca de 70 policiais foram mobilizados para a operação. Segundo as autoridades, 37 jovens da escola Mantes-la-Jolie continuam detidos para interrogatório nesta sexta-feira (7).
Os sindicatos estudantis pedem que os alunos do Ensino Médio não cedam e continuem os protestos.
Enquanto isso, o presidente Emmanuel Macron enviou milhares de soldados para conter os protestos dos coletes amarelos agendados para este sábado (8), conforme noticiou a Renova.
O presidente da #França, Emmanuel Macron, vai colocar 65 mil membros das forças de segurança nas ruas para conter atos de violência nos protestos dos coletes amarelos neste final de semana.https://t.co/NcMv2DV1eL
— RENOVA (@RenovaMidia) December 7, 2018
Adaptado da fonte BOL