- PUBLICIDADE -

VÍDEO: dragagem possibilitou novo calado do porto do Rio Grande

Porto do Rio Grande é conhecido por ter um posicionamento geográfico privilegiado.

- PUBLICIDADE -

Com a homologação do novo calado, na última segunda-feira (26), o porto do Rio Grande, localizado no município gaúcho de Rio Grande, poderá receber os maiores navios do mundo. 

Com um investimento federal de quase R$ 500 milhões, as obras, já concluídas, vão facilitar o escoamento da produção e a exportação de matérias primas.

As obras da dragagem e da manutenção do canal de acesso aquaviário duraram dois anos. Foi feita uma limpeza profunda do material do fundo do rio e alargamento e desobstrução de área.

Ao todo, foram removidos cerca de 16 milhões de metros cúbicos de sedimentos do local. Todo o material retirado foi transportado para uma área de aproximadamente 20 quilômetros em direção ao mar aberto. 

Antes da dragagem, o canal de acesso aquaviário do porto do Rio Grande estava assoreado, o que dificultava a navegação na área e trazia riscos de acidentes portuários e também ao meio ambiente. 

A obra foi autorizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O novo calado agora possui 15 metros. A profundidade do canal de acesso externo ficou com 18 metros; e o canal interno, em média, com 16,5 metros

Agora, o local está apto a receber embarcações de até 330 metros de comprimento e 48 metros de largura. Confira o vídeo.

PUBLICIDADE

- PUBLICIDADE -

TÓPICOS
COMPARTILHE
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit

- PUBLICIDADE -

- PUBLICIDADE -

- PUBLICIDADE -