- PUBLICIDADE -

Vídeo flagra polvo dando “soco” em peixe no Mar Vermelho

Vídeo flagra polvo dando "soco" em peixe no Mar Vermelho
- PUBLICIDADE -

Explicação mais provável é que os polvos socam os peixes para proteger uma possível presa.

Durante um mergulho no Mar Vermelho, o pesquisador português Eduardo Sampaio, doutorando na Universidade de Lisboa, flagrou um polvo dando um “soco” num peixe.  

Embora já soubesse que algo do tipo pudesse acontecer, o registro em vídeo deixou Sampaio estupefato, e viralizou nas redes sociais. 

Em um artigo publicado no fim de dezembro no site Ecology, especialistas relataram que, em apenas 3 meses, registraram oito ocasiões diferentes em que um polvo “esmurrou” um peixe. 

Foto: Sampaio et al./Ecology 

Em entrevista à revista Galileu, o pesquisador português explica:  

“Normalmente nesses grupos de caça o polvo procura presas entre rochas e nos corais, enquanto os peixes rondam o território à sua volta e a coluna de água. Isso torna a caçada mais eficiente: se a presa fugir do polvo, os peixes estarão à espera, e se a presa fugir dos peixes para dentro de corais/frestas nas rochas, o polvo poderá apanhá-la.” 

Questionado sobre o motivo para o polvo bater no peixe, Sampaio disse que há situações em que o polvo quer a presa para si.  

“A explicação mais fácil e sustentada evolutivamente é a de que esses cefalópodes socam os peixes (mesmo os parceiros) para obter comida. É importante perceber que esses grupos, apesar de colaborativos, são baseados em interesse próprio.” 

Confira o vídeo. 

PUBLICIDADE
- PUBLICIDADE -

TÓPICOS

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -