A rede NBC, a Fox News e o Facebook retiraram de circulação uma peça publicitária de campanha republicana que liga a caravana de imigrantes ilegais à criminalidade.
A peça é aprovada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e foi considerada “racista” pela CNN, conforme noticiou a Renova Mídia.
Em vídeo, o narrador afirma:
"Os perigosos criminosos ilegais, como o assassino de policiais Luis Bracamontes, não se importam com nossas leis. A América não pode permitir essa invasão, a caravana de migrantes deve ser interrompida."https://t.co/t3EXkPM2JU
— RENOVA (@RenovaMidia) November 3, 2018
Os anúncios de televisão que seriam veiculados em horário nobre foram pagos pela campanha “Donald J. Trump for President”.
A peça variava entre cenas do julgamento de Luis Bracamontes, um imigrante mexicano irregular condenado pelo assassinato de dois policiais na Califórnia em 2014, e imagens da caravana de migrantes, que tem se movimentado lentamente pelo México em direção aos Estados Unidos.
A Fox News emitiu um comunicado sobre a retirada da peça pouco depois da NBC, de acordo com uma informação da CNN.
“Depois de revisão, a Fox News retirou o anúncio ontem e ele não será veiculado no canal Fox News ou na Fox Business Network”, disse Marianne Gambelli, presidente de vendas de propagandas, em um comunicado.
O Facebook aderiu ao gesto e disse que não permitiria mais a promoção paga do anúncio pois ele violava as políticas da plataforma em relação a conteúdo sensacionalista.
Entretanto, o Facebook não impediu seus usuários de compartilharem o vídeo. A empresa disse que levava a publicidade em sua plataforma a um padrão mais elevado.
Adaptado da fonte Reuters