Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch
Português   English   Español   Italiano   Français   Deutsch

Vladimir Putin propõe ao Japão assinatura de tratado de paz

Tarciso Morais
Tarciso Morais
Fundador e editor-chefe da RENOVA Mídia

O presidente russo, Vladimir Putin, surpreendeu nesta quarta-feira (12) ao propor ao Japão virar a página da Segunda Guerra Mundial com a assinatura até o fim do ano e “sem condições prévias” de um tratado de paz.

A proposta de Putin foi feita mesmo com a disputa entre os dois países sobre o controle das Ilhas Kuril.

Vladimir Putin levantou a possibilidade em Vladivostok, no Fórum Econômico Oriental, na presença do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, que acabara de fazer um apelo a favor do tratado, objeto de intensas negociações nos últimos anos entre Moscou e Tóquio.

“Há 70 anos buscamos solucionar nossas diferenças. Há 70 anos que estamos negociando. Shinzo disse ‘vamos mudar de abordagem!’. Efetivamente venha! Vamos assinar um tratado de paz até o fim do ano, sem condições prévias”, declarou Putin, para aplausos de um público integrado em grande parte por empresários asiáticos, em especial japoneses.

O discurso de Putin contrasta claramente com declarações anteriores, nas quais o presidente da Rússia se mostrava muito prudente.

O porta-voz do Japão reagiu, porém, de modo frio à proposta de Putin. Ele se recusou a comentar as “intenções” e recordou o “claro princípio” de que Tóquio assinará o tratado apenas “após uma solução para o problema de atribuição” das ilhas em disputa.

 

Adaptado da fonte AFP

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Comentários

A RENOVA Mídia não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários dos visitantes do site. NÃO publique ofensas, discordar não é ofender. Caso encontre algum material com ofensas, denuncie. Lembre-se que ao comentar em nosso portal você concorda com estes Termos de Uso.

Outras Notícias