Vulcão Kilauea no Havaí pode gerar grande explosão

Twitter
Facebook
Google+
LinkedIn
Pinterest

Uma explosão razoavelmente grande no vulcão Kilauea, em erupção no Havaí, é provavelmente a primeira de uma série de explosões maiores que podem começar a lançar rochas e cinzas da cratera.

O alerta foi feito nesta quarta-feira (9) pelo serviço geológico dos EUA (USGS).

Um pequeno terremoto pode ter provocado queda de rochas na cratera e gerou a explosão desta quarta-feira da superfície do lago de lava que jogou projéteis para fora da fenda, disse Tina Neal, a cientista responsável pelo Observatório Havaiano de Vulcões do USGS.

De acordo com informações do BOL:

“Esse é o primeiro de talvez mais eventos como esse que virão”, disse Neal em uma conferência telefônica.

“É cedo demais para dizer se veremos qualquer interrupção de atividade na parte inferior da zona leste da fenda”, disse ela sobre fissuras que cospem magma na parte leste do vulcão que destruiu 36 estruturas e levou à retirada de cerca de 2 mil moradores.

“Ainda há uma quantidade razoável de magma sob o solo que está disponível para entrar em erupção”, disse ela sobre as fissuras, que agora alcançam 14.

“Se a lava continuar a retroceder, nós podemos entrar em um período dessas explosões movidas a vapor”, disse ela sobre chances de erupções explosivas na cratera se a água começar a se misturar com magma.

Twitter
Facebook
Google+
LinkedIn
Pinterest

Isso também pode te interessar

Deixe seu comentário

Anunciante
e-consulters
Parceiro

Assine nossa Newsletter!

Preencha o formulário para assinar.

Nome Email
newsletter

Últimas publicações