- PUBLICIDADE -

Vulcões submarinos geram enorme quantidade de energia

Vulcões submarinos geram enorme quantidade de energia
- PUBLICIDADE -

Erupções influenciam as temperaturas e as composições químicas das paisagens marinhas.

Você sabia que a grande maioria da atividade vulcânica na Terra ocorre nas profundezas dos oceanos?

Por mais incrível que pareça, esses vulcões submarinos podem ser ainda mais impressionantes do que seus familiares terrestres.

Um estudo publicado, na última segunda-feira (19), na revista Nature Communications mostra que a enorme energia que estes monstros subaquáticos geram poderia abastecer continentes inteiros.

As erupções dos vulcões do fundo do mar criam ciclones gigantescos de água superaquecida, que são tão volumosos que podem encher 40 milhões de piscinas olímpicas.

Estes ciclones vulcânicos podem transportar fragmentos de rocha vulcânica e partículas conhecidas como “tephra” por até cinco quilômetros após uma erupção submarina. 

No estudo, pesquisadores da Universidade de Leeds, no Reino Unido, apresentaram um modelo que pode gerar uma estimativa da liberação de energia dessas explosões no fundo do mar. 

Os resultados foram impressionantes: a erupção de um vulcão submarino é capaz de gerar energia suficiente para atender às necessidades elétricas de todos os Estados Unidos.

“Nossos resultados restringem a taxa de liberação de energia (ou potência) e mostram que, durante a erupção, a potência produzida é suficiente para energizar os EUA durante esse período de tempo, provavelmente na ordem de horas ou dias”, enfatizou um dos autores do estudo.

Essa comparação é, infelizmente, figurativa, já que o ser humano ainda não desenvolveu uma tecnologia capaz de transformar este tipo de evento geológico em eletricidade.

Ainda assim, é surpreendente imaginar que eventos tão poderosos estejam ocorrendo nas profundezas do oceano, influenciando as temperaturas e as composições químicas das paisagens marinhas ao seu redor.

PUBLICIDADE
- PUBLICIDADE -

TÓPICOS

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -