Alguns vírus que vivem no corpo humano podem ajudar a nos manter saudáveis.
Um vírus enigmático, que possui genes praticamente irreconhecíveis, foi descoberto por cientistas na Lagoa da Pampulha, em Minas Gerais.
Os pesquisadores, entre eles diversos do Brasil, o batizaram como Yaravirus brasiliensis, em homenagem à sereia do folclore brasileiro — também conhecida como Iara ou mãe-d’água.
O Yaravírus, que felizmente não representa riscos aos humanos, tem mais de 90% de seu DNA “inédito”, isto é, muitos dos seus genes não foram descritos em base de dados científicas utilizadas para comparações genéticas.
O pré-artigo, publicado no site bioRxiv, explica que os cientistas compararam o genoma do Yaravírus com mais de 8,5 mil genes conhecidos e que só surgiram seis resultados similares.
“A quantidade de proteínas desconhecidas que compõem as partículas do Yaravírus reflete a variabilidade existente no mundo viral e quanto potencial de novos genomas virais ainda estão por descobrir”, dizem os autores no artigo